COMUNICAÇÃO 2: ! quero expressar !
Assim como a audição é muito importante , saber como expressar o que sentimos é também parte da boa comunicação. Experimente as seguintes recomendações:
1. Escolha o momento e lugar apropriados : Às vezes, a comunicação pode ir se preocupe se você não escolheu o momento certo . O ambiente deve ser proporcional ao problema a resolver , por exemplo, se uma conversa que tem a ver com pedir explicações ou a tomada de decisões , a privacidade deve prevalecer , se você perceber que o escapa conversa de suas mãos, é apropriado dizer : "nós continuar a discutir isso no ... ou mais tarde. "
2. Tente a questões por um: Nenhuma vantagem "que está falando sobre um assunto, para tentar resolver outros problemas. Por exemplo, se o tema da conversa é o orçamento familiar não aproveitar a oportunidade para criticar a forma como eles administram .
3. Seja breve : Repita várias vezes a mesma coisa com palavras diferentes , ou se estender ao longo da abordagem, não é agradável para o ouvinte , o sentimento de ser tratado como uma criança e corre o risco de ser rotulado como " irritante ". Seja específico, concreto, preciso , é uma das principais regras de comunicação , pois permite o progresso.
4. Fale sobre seus sentimentos e não a pessoa : Se você não concordar com uma atitude de seu cônjuge, falar sobre como você se sente , ao invés de criticar seu comportamento , por isso evite a outra é colocar na defensiva e incentivar o diálogo . Por exemplo, se seu cônjuge não gastar muito tempo com você , não diga : " Você sempre está ocupado / a " , "você chegou tarde demais ", é melhor falar sobre seus sentimentos : "Eu passava mais tempo com você " , "eu gosto cada vez que você vem cedo. "
5. Evite generalizações Os termos "sempre" e "nunca" raramente são verdadeiras e tendem a formar rótulos. Para chegar a acordos e fazer as mudanças , é mais eficaz expressões como: " Na maioria das vezes , " às vezes "," Às vezes "," freqüentemente ". São expressões que permitem que os outros se sintam valorizados.
6. Fale sobre o que você faz, não aquilo que é: Fazendo declarações negativas sobre a personalidade de outra, é colocar etiquetas que não vai ajudar a mudar. Por exemplo: " Você está descuidado e não vai mudar ", ele poderia dizer: " Ponha mais cuidado da próxima vez "
7. Não fale sobre o passado : Lembrando do passado acrescenta nada útil negativo , exceto para implementar o comportamento positivo esquecido. O passado não pode ser alterada , tanto para as energias devem ser dirigidas para o presente eo futuro . Não se acumulam sem comunicar emoções negativas, como se resolvido como eles acontecem , haverá um passado ruim para se lembrar.
8. Cuide da comunicação não-verbal : Comunicação não-verbal deve ser coerente com a verbal. Tem a ver com a expressão facial , tom e volume de sua voz. Dizer " eu te amo " com cara de aborrecida , deixe a outra pessoa pior do que se ele não tivesse dito nada. A expressão do seu corpo dá credibilidade ao que ele diz. Adicione a isso as suas palavras o carinho que sente por sua esposa.
2. Tente a questões por um: Nenhuma vantagem "que está falando sobre um assunto, para tentar resolver outros problemas. Por exemplo, se o tema da conversa é o orçamento familiar não aproveitar a oportunidade para criticar a forma como eles administram .
3. Seja breve : Repita várias vezes a mesma coisa com palavras diferentes , ou se estender ao longo da abordagem, não é agradável para o ouvinte , o sentimento de ser tratado como uma criança e corre o risco de ser rotulado como " irritante ". Seja específico, concreto, preciso , é uma das principais regras de comunicação , pois permite o progresso.
4. Fale sobre seus sentimentos e não a pessoa : Se você não concordar com uma atitude de seu cônjuge, falar sobre como você se sente , ao invés de criticar seu comportamento , por isso evite a outra é colocar na defensiva e incentivar o diálogo . Por exemplo, se seu cônjuge não gastar muito tempo com você , não diga : " Você sempre está ocupado / a " , "você chegou tarde demais ", é melhor falar sobre seus sentimentos : "Eu passava mais tempo com você " , "eu gosto cada vez que você vem cedo. "
5. Evite generalizações Os termos "sempre" e "nunca" raramente são verdadeiras e tendem a formar rótulos. Para chegar a acordos e fazer as mudanças , é mais eficaz expressões como: " Na maioria das vezes , " às vezes "," Às vezes "," freqüentemente ". São expressões que permitem que os outros se sintam valorizados.
6. Fale sobre o que você faz, não aquilo que é: Fazendo declarações negativas sobre a personalidade de outra, é colocar etiquetas que não vai ajudar a mudar. Por exemplo: " Você está descuidado e não vai mudar ", ele poderia dizer: " Ponha mais cuidado da próxima vez "
7. Não fale sobre o passado : Lembrando do passado acrescenta nada útil negativo , exceto para implementar o comportamento positivo esquecido. O passado não pode ser alterada , tanto para as energias devem ser dirigidas para o presente eo futuro . Não se acumulam sem comunicar emoções negativas, como se resolvido como eles acontecem , haverá um passado ruim para se lembrar.
8. Cuide da comunicação não-verbal : Comunicação não-verbal deve ser coerente com a verbal. Tem a ver com a expressão facial , tom e volume de sua voz. Dizer " eu te amo " com cara de aborrecida , deixe a outra pessoa pior do que se ele não tivesse dito nada. A expressão do seu corpo dá credibilidade ao que ele diz. Adicione a isso as suas palavras o carinho que sente por sua esposa.
"A resposta branda desvia o furor , mas a palavra dura suscita a incêndio.
Luma língua do conhecimento sábio destilada, o cospe a boca dos tolos loucura. " Provérbios 15:1,2
REFLEXÃO :
A comunicação é nos dois sentidos : um fala eo outro escuta. "É na sua família ?
O que seu cônjuge pensa em você como um comunicador ?
O que você vai fazer para melhorar o diálogo familiar?
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