Bem Vindo


sexta-feira, 16 de julho de 2010

13. Laço de unidade.

Deve reconhecer no casamento um laço divino de unidade. À luz deste fato, toda divergência que possa se interpor entre eles é de importância secundária. Que o homem ao olhar para sua mulher, pense com alegria: “Minha missão é ser uma bênção para ela, e não apenas fazê-la feliz aqui na terra. Tenho que me sacrificar para o seu bem-estar eterno. Devo amá-la como Cristo amou a Igreja”.

14. Levando a sério o plano divino.

Um homem que leva a sério o seu papel dentro do plano divino para a família, não fica indiferente ao relacionamento de sua esposa com Cristo e nem foge à sua responsabilidade usando de desculpa dizendo:
“Isso é entre ela e Deus”. Ele reconhece que sua missão, sob a direção do Senhor, é ser o “cabeça” espiritual da esposa”. Como Cristo é responsável pelo cuidado e pelo crescimento da igreja, o marido tem a responsabilidade de cuidar do crescimento espiritual da esposa e dos filhos. Esta comparação está bem clara em Efésios 5. 25-33.

3ª Parte
Marido, ame a sua esposa.

SUBMETA-SE À CRUZ PERANTE ELA

Como é que o marido pode se fazer cumprir sua responsabilidade de cabeça? Dominando a esposa? Fazendo com que ela obedeça às ordens? Obrigando-a a ouvir suas considerações sobre a vida espiritual e sobre os princípios que a regem? Não!. Ele o faz dando-se totalmente por ela; isto é, submete-se à cruz diante dela. Pelo seu exemplo, ele mostra à esposa o que significa morrer para o ego. Faz isso não somente para a sua própria santificação, mas também em benefício dela. Em resumo, ele não a “obriga” e nem mesmo a “guia”, no sentido convencional do termo. Antes, ele a aproxima de Cristo, ao permitir que a cruz atue na sua própria vida.

15. A prática do dia a dia.

Como é que isso funciona na prática? Vejamos um exemplo bem comum: quando os dois se desentendem, o marido deve ser o primeiro a se humilhar e pedir perdão por aquilo que fez de errado. Isto implica em morrer para o ego. Pode ser que a culpa da mulher seja tão grande, ou até mesmo maior que a dele, mas não importa. O encargo do marido é amar sua esposa como Cristo também amou a igreja. Jesus humilhou-se a si mesmo pela culpa dos nossos pecados “sendo nós ainda pecadores”. (Rm 5.8)

16. Renunciando seus direitos pessoais.

Nesta situação, o marido não julga o pecado da esposa e, acima de tudo, não procura prever o efeito que o seu arrependimento terá na atitude dela. Ele se submete à cruz – nega o seu eu e renuncia a seus direitos pessoais – porque esta é a vontade de Deus para ele, como esposo. A porta de entrada para a vida espiritual e para qualquer bênção é o arrependimento. Como chefe espiritual da família, o homem precisa ser o primeiro a se arrepender.

17. Segundas intenções.
O pedido de desculpas do marido não é o motivo para que ele seja tentado a dizer: “Agora que eu confessei o meu erro, você deve confessar o seu”! Mas o marido não pode submeter-se à cruz com segundas intenções. Dispõe-se a isso, e o faz antes dos outros membros da família, porque Deus pede isso dele; porque o Espírito Santo operou nele um quebrantamento profundo e verdadeiro por seu próprio pecado, e sabe que o arrependimento e o perdão representam à única solução.

18. Exortando a esposa.

O marido que se empenha em exortar sua esposa quanto ao dever dela lhe ser submissa à sua autoridade está agindo de forma errada ao que diz a Palavra de Deus.. A missão que Deus lhe confiou foi a de cumprir o seu papel na família e não a de ficar constantemente implicando com a esposa quanto às obrigações dela.

19. A autoridade com sabedoria.

Moisés foi um dos maiores líderes de todos os tempos. Deus o investiu de grande autoridade. Entretanto, a Bíblia o aponta como sendo um “varão... mui manso mais do que todos os homens que havia sobre a terra”. (Nm 12.3) Quando os filhos de Israel se rebelavam contra ele, Moisés ia para o tabernáculo e ali levava o caso a Deus. O Senhor, então, se encarregava dos rebeldes. (Nm 12.10; 16.33) Porém, quando Moisés procurou resolver as coisas a seu modo, descarregando sobre o povo a sua irritação, Deus foi extremamente severo com ele, a ponto de lhe negar o privilégio de entrar com os israelitas na terra prometida. (Nm 20.2-12). A autoridade exercida pelo marido sobre a esposa e sobre os filhos não é a sua própria; vem de Deus. Deve exercê-la com firmeza a sabedoria, mas é Deus quem a estabelece e mantém.

20. Recorrendo a Deus.

Se a esposa e os filhos se revoltarem contra essa autoridade, o marido deve recorrer a Deus, em primeiro lugar em oração.

“Senhor, por que razão não estabeleço minha autoridade nesta casa? O que há em mim, que me torna um instrumento inadequado para cumprir os teus propósitos?”. Paulo afirma:
“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher...” (I Co 11.3).

21. O exemplo de submissão.

Se a mulher é insubmissa ao marido, é necessário verificar se o marido não está sendo um mau exemplo para ela, agindo como um insubmisso a Cristo. Somente quem sabe obedecer está apto a exercer autoridade. Um homem que tenha uma família rebelde deve verificar o seu relacionamento com Cristo. E verificar se ele tem um relacionamento de aquebrantamento, arrependimento, ternura e mansidão. Se isso acontece Deus o honra confirmar sua autoridade no lar.

22. Holocausto diário.

A vida e o amor do marido deve ser “holocausto” diário, um sacrifício do ego.

Oferecer-se assim à família resultará, inevitavelmente, em um sofrimento para o marido e pai; porém, esta é à vontade e a ordem de Deus. Uma promessa do Senhor, que reúne os dois aspectos desta experiência é o verso de João 12.24: “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto”.
Assim, afirma a Palavra de Deus: “Maridos, amai vossas mulheres” isso não implica apenas em ele nutrir sentimentos de carinho e ternura para com a esposa; significa que o marido deve morrer por ela, como Cr5isto morreu pela Igreja. Como resultado dessa “morte”, o Espírito Santo produzirá o seu fruto na vida da família:
Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5.22).

4ª parte
Marido, ame a sua esposa.

EXERÇA A AUTORIDADE COM HUMILDADE

A autoridade foi dada ao marido e deve permanecer com ele; entretanto, o homem não deve considerá-la um direito seu, mas uma obrigação. Ele nunca deve pensar no poder que lhe foi entregue sem pensar também na responsabilidade que pesa nos seus ombros. Deve reconhecer que o domínio lhe é um fardo e deve carregá-lo como tal.

Em casa, tudo deve ser feito de acordo com a sua vontade, (baseado no bom senso), pois a responsabilidade é dele. Que ele não fuja dela, nem deixe de exercê-la por falta de firmeza, já que fugir é impossível.

23. A responsabilidade

O marido terá de prestar contas de tudo que, com seu consentimento acontecer em seu lar. Se tolerar o que é insensato, prejudicial e ofensivo à sua família, não haverá justificativa para ele. De nada lhe valerá alegar que permitiu que o leme escorregasse de suas mãos por amor à paz. Que ele não ouse renunciar à sua responsabilidade com o pretexto de que está procurando evitar o mal de uma discórdia doméstica, pois sua responsabilidade não lhe foi dada por homens, mas por Deus.

O marido deve abster-se de uma irritante demonstração de autoridade; todavia, em todos os assuntos de importância, ele precisa, humilde e sabiamente, mas com firmeza e decisão, manter sua posição de cabeça do lar.

24. Mantendo a liderança.

Uma esposa escreveu certa vez o seguinte: “O importante é que vocês não renunciem à liderança. Não nos entreguem as rédeas. Nós consideraríamos isso como uma abdicação que nos confundiria. Deixaria-nos alarmadas e nos faria retroceder. É bem verdade que às vezes procuramos levá-los a renunciar à sua posição de “número um” em nosso lar.
Essa é a terrível contradição que existe em nós. Aparentemente, estamos lutando com todas as forças para ficarmos com a responsabilidade das decisões; mas no intimo, queremos que vocês vençam. E vocês têm que vencer, pois não fomos feitas para a liderança. Agimos assim só para impressionar”.

25. Respeitando os espaços.

Embora tenha autoridade e responsabilidade sobre tudo o que acontece no lar, o marido precisa respeitar a esfera de ação da esposa no tocante ao desempenho dos encargos a ela atribuídos. Nesta área, a atuação do marido é de supervisionar apenas, deixando a autoridade e responsabilidade imediata com a esposa. A autoridade do marido não será em nada diminuída pelo fato de ele pedir a opinião da esposa ou deixar que ela decida certos assuntos. Será apenas uma questão de bom senso, desde que tais assuntos sejam da alçada dela. É como se o presidente de uma grande companhia deixasse algumas decisões a cargo de seus chefes de departamento.

26. Ocupando a posição errada.

Todo mundo tem certa tendência para querer se sobressair naquilo que está fora de sua alçada, e para mostrar sua sabedoria em assuntos que não lhe competem. Cai nesse erro a mulher que vive ansiosa para fazer valer sua opinião nos encargos mais importantes do marido. Nele cai também o homem que se envolve com as pequeninas coisas da economia doméstica e imagina que as compreende melhor que sua esposa.

27. Apreciando o trabalho da esposa.

A mulher precisa respeitar a autoridade do marido e sua área de ação; e o marido não deve desfazer das atividades, aparentemente corriqueiras, da esposa. Seria uma injustiça da parte dele julgar que o trabalho dela é sem importância. Deve lembrar-se de que é seu dever não somente sustenta-la, mas também trata-la com carinho e delicadeza, respeitando seus sentimentos. Se depreciar o trabalho e as responsabilidades da esposa, também causará a ela uma mágoa profunda, dificilmente reparável.

28. Valorizando a esposa.

Um conselho quanto à atitude do marido para com sua mulher. Existe uma “vitamina” especial que é imprescindível ao bem-estar de toda esposa. É uma coisa que falta, algumas vezes, até em lares cristãos. A valorização da esposa, ela também precisa sentir-se valorizada, e necessita de motivação. Muitos maridos não se dão conta de como é grande essa carência. Desobrigam-se dela dizendo algo assim: “Olha, meu bem, eu me casei com você, não foi?” ou, então “Agora que eu já me casei com você, não preciso continuar namorando; não é?”.

29. Jóia fina.

Em Provérbios 31.10 e 28, o escritor sacro descreve o valor de uma boa esposa dizendo que “excede em muito o de finas jóias... Seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas”.

Marido considere sua esposa um tesouro que lhe foi dado por um Deus generoso. Ame-a. Conceda-lhe honras. Reconheça seus talentos. Mostre gratidão pelo que ela procura fazer, e consideração por seus sentimentos. Procure demonstrar o seu amor por ela, todos os dias, com sinceridade e ternura. Essa “vitamina” diária tornará a vida conjugal muito mais compensadora para ela – e para você.

30. Amai a vossa esposa.

“Maridos, amai a vossa esposa, e não as trateis com amargura.” (Cl 3.19) Nestas palavras, Paulo menciona um defeito encontrado em alguns homens que é pior que todos os outros: a aspereza. Ela acaba com o mais perfeito casamento, mesmo aquele que parecia firme como a rocha. O marido deixa de tomar cuidado com seu modo de agir em relação à “pequenas coisas”, e se permite ser desatencioso em ocasiões quando devia demonstrar amor ternura e o mais elevado respeito.

Age respeitosamente para com qualquer estranho, e é para os de fora que veste suas “melhores roupas”. Entretanto, em casa, ele é uma pessoa totalmente diferente. Seria preferível que magoasse qualquer outra pessoa no mundo, menos aquela que se deu tão completamente a ele.

É dever de o marido procurar alegrar o coração de sua esposa e, através de uma conduta nobre e uma atenção solícita, renovar sempre os laços que os unem. Se ele tem motivos de queixa, que fale com ela, a sós, procurando não ferir os seus sentimentos.

31. Cuidando para não magoar.

Toda censura feita na presença dos filhos e toda reclamação feita diante de estranhos magoam a esposa. Além disso, essa atitude diminui a dignidade do marido. O casamento tem como base a estima mútua, e a cortesia é um dos pontos onde se apóia a estima. É claro que a cortesia precisa ser sincera.

Não pode ser apenas uma ação mecânica, superficial. Todavia, os atos que mostram boas maneiras ajudam o relacionamento, e nenhum casal deve desprezar o seu uso na vida diária. Não se deve ficar indiferente ao problema; boas maneiras não são um incômodo e nem algo ridículo.

O desleixo no trajar e na maneira de falar dentro do lar pode chegar a ser falta de respeito. Sabemos que existe uma estreita relação entre o asseio do corpo e a pureza da alma. Semelhantemente, a negligência das formas aparentes de respeito leva, facilmente, a um menosprezo pela dignidade de si próprio e dos outros.

32. O que recomenda as Escrituras.

Ao exigir que as esposas sejam tratadas com ternura, e respeitadas como co-herdeiras da mesma graça de vida, as Escrituras acrescentam uma admoestação para os maridos:
“... para que não se interrompam as vossas orações”. (I Pe 3.7) É possível que os sentimentos e o amor-próprio da esposa tenham sido feridos pelo marido, e ela carregue no íntimo essa mágoa secreta, que não ousa revelar a ninguém. Existe, porém, um Juiz que está acima de todos e que se interessa por sua tristeza e defende sua causa.

Quando lhe sobrevém um problema, ou nos momentos de meditação, o marido busca a Deus em oração. É então que Deus o leva a perceber como tem agido para com a esposa. Tratou-a mal ou a magoou? Então a sua oração não pode alcançar os céus.

È quando o esposo se dá conta de que os céus estão fechados para ele. Suas palavras como que caem no vazio; morrem ao chegar aos seus lábios. Há algo entre ele e Deus que impede o seu acesso ao trono da graça – a mágoa que causou à esposa. Deus endurece o coração para com o homem, assim como este endureceu o seu para com a sua mulher. Ele foi cruel para com ela e agora precisa aprender que Deus também pode ser severo para com ele.

Talvez ele tenha entristecido o Espírito de Deus ao tratar a esposa como tratou, e agora Deus faz com que experimente grande pesar. Deus agirá com ele da mesma maneira como ele agiu com aquela que foi colocada sob sua autoridade. Não poderá se reconciliar com Deus antes que, com mansidão e à custa de sacrifício pessoal, se reconcilie com a esposa.

33. Aprendendo com Jesus.

A autoridade espiritual é baseada num paradoxo. Jesus disse: “Quem quiser ser o primeiro entre vós, será o último e servo de todos.” Ele mesmo deu uma demonstração prática deste princípio quando lavou os pés dos discípulos.
É extremamente significativo o fato de esse ato de Jesus ter sido precedido das seguintes palavras: “...sabendo este (Jesus) que o pai tudo confiara às suas mãos ... tomando uma toalha, cingiu-se com ela. (Jo 13.3,4).
Plenamente cônscio de sua autoridade espiritual, Jesus lavou os pés dos discípulos. Seu ato tipifica a autoridade espiritual exercida do modo certo. A fonte dessa autoridade não é o orgulho, nem a força, e nem a autoconfiança, mas a humildade. A autoridade de um marido sobre sua esposa e filhos é espiritual, e lhe é conferida por Deus.

Conclusão:

O princípio básico de sua atuação está no mesmo paradoxo ilustrado por Jesus ao lavar os pés dos discípulos e posteriormente, ao deixar-se crucificar. Quem quiser exercer autoridade espiritual deve ser o servo de todos... e estar disposto a morrer em favor daqueles por quem é responsável.
Maridos, amem a sua esposa! Renunciem ao orgulho, ao ego, e aos seus “direitos” pessoais. Sigam o Senhor Jesus até a cruz, e o amor que vem do Calvário – o amor que transforma – florescerá em seu lar!
“Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. (Ef 5.25). Grifo do autor.

Pr. Luiz Cezar de Souza - http://www.ensinamentocristao.com.br

3. A mordomia cuidadosa dos bens.
A mordomia fiel e cuidadosa dos bens materiais cabe bem à esposa; o trabalho árduo e a preocupação de adquiri-los cabem somente ao homem.

A economia, o controle no gastar e a fidelidade são as virtudes domésticas da mulher; a atividade incansável para manter o bem-estar econômico da família é a tarefa do homem. O cuidado dos filhos e do lar é entregue à mulher, e já é o bastante. Que o marido cumpra a sua responsabilidade de sustentar a família para que a mulher não encontre pretexto de tomar para si mais do que lhe é atribuído.

4. O trabalho fora do lar.
Não há renda que compense o quanto à família perde quando a mãe gasta suas energias fora do lar. Que o marido, então, se encarregue de sustentar a família de modo adequado. Se ele, por vocação, abraçou uma profissão pouco rendosa, aos olhos de Deus não é desonra ele viver modestamente, dentro daquele limite de renda. Todavia, é vergonhoso deixar que a vontade de possuir coisas materiais nos leve a rejeitar o padrão que Deus estabeleceu para o próprio bem da família. Assim como a Igreja deve confiar somente em Cristo para a provisão de tudo o que precisa, assim também todas as necessidades da esposa e dos filhos devem ser supridas através do trabalho do marido.

5. Renunciando a comodidade.
Se for necessário que ele renuncie em parte à sua comodidade e ao prestígio de que goza junto aos amigos, por ter que limitar o seu padrão de vida àquilo que ele pode, sozinho, prover para a família, estará fazendo exatamente o que Deus espera dele. Esta é apenas uma ilustração do papel do marido, que é o de negar-se a si mesmo, isto é, expressar seu amor negando o seu eu, deixando de lado o orgulho e renunciando o conforto pessoal para servir à família.

6. O Plano de Deus.
Um homem que leva a sério a sua posição dentro do plano de Deus para a família precisa, portanto, experimentar na vida prática a realidade das palavras de Jesus: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome, a sua cruz e siga-me.” (Mt 16.24).
Deus diz que o homem deve amar sua mulher. Porém, este deve ser o amor ágape, que é superior até ao amor mais sublime que um homem possa, no plano natural, sentir por uma mulher; é uma flor rara e divina, que só viceja onde o eu é negado, sacrificado e entregue à morte. A ordem de Deus aos maridos – “amai a vossas esposas” – implica em um chamado para a comunhão dos sofrimentos de Cristo, a comunhão da cruz.
È verdade que este “amor” pode parecer tão intangível e espiritual que bem pouco poderia proporcionar da calidez, do conforto e da segurança de que a mulher precisa para enfrentar os embates diários da vida e do casamento. Todavia, vejamos como ele é prático e real.

Pr. Luiz Cezar de Souza

Você é um "marido bíbico"? Tem certeza disso?

O Padrão Divino Para os Maridos.
Se perguntarmos a qualquer homem casado: ”Você ama sua esposa?”, ele vai responder: ”È claro! Claro que sim!”.
Com esta resposta ele estará dizendo o que sente por ela ou, talvez, o que faz por ela em termos de cuidado e consideração. Todavia, o amor de que o apóstolo Paulo fala, “Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25), não é avaliado pelo que se sente, e nem mesmo pelo que se faz. Antes, esse amor é avaliado pelo sacrifício pessoal.
1ª parte

Marido, ame a sua esposa.

SACRIFIQUE-SE POR ELA

O Novo Testamento foi escrito em grego. Nessa língua há três palavras que são traduzidas por uma só palavra em português:
-“Amor”. Eros é o amor passional, amor-sentimento, amor-desejo; vem daí a palavra “erotismo”. A palavra Eros não foi usada uma única vez no Novo Testamento; entretanto, esse é o sentido mais comum da palavra “amor”.
-Phileo significa o amor-afeição, o cuidado humano; daí vem à palavra “filantropia”. È um termo pouco usado no Novo Testamento.
-Ágape quer dizer: amor que se avalia pelo sacrifício. È usada frequentemente no Novo Testamento para descrever o amor de Deus e o amor que ele coloca no coração do homem. È deste amor que falam João 3.16, Romanos 5.5 e I Coríntios 13.
Paulo usou a mesma palavra – ágape – quando disse: “Maridos, amai vossas mulheres”, e está bem claro que o sentido é o de um amor que se dispõe a sacrifícios, pois ele continua: “...como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”.(Ef 5.25.)
1. Alicerce espiritual do padrão de Deus para a família.
Á primeira vista, a posição de autoridade do esposo e pai sobre a mulher e filhos parece bem vantajosa para o homem: “Sou o senhor do meu castelo, o soberano, o governador de tudo.” Entretanto, é preciso ir mais além, pois a autoridade divina com que ele é investido tem Cristo como modelo, e a autoridade de Cristo está fundamentada no seu sacrifício. Só depois do Calvário foi que disse aos seus discípulos: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. (Mt 28.18).
A autoridade de Cristo e, portanto, a de um marido e pai, não é humana, nem carnal. Não é questão de uma pessoa poder dominar as outras. Trata-se de uma autoridade espiritual e divina, que se baseia em sacrifício pessoal.

2. O sustento da família.
A expressão mais evidente e básica dessa verdade pode ser observada no fato de que cabe ao marido sustentar a família. Um dos sintomas do colapso moral de nossa época é a facilidade com que o marido passa essa responsabilidade para a esposa. O fato de senhoras casadas, e mesmo com filhos, trabalharem já se tornou tão comum que raramente se pensa no grande desvio do padrão divino que isso representa, e em como os seus efeitos são prejudiciais à vida familiar. A responsabilidade de cuidar do sustento da família recai sobre o homem.
A mulher, de bem grado, a toma para si, devido à sua tendência natural para ser precavida quanto às coisas materiais, mas o fardo é pesado demais para ela. O homem foi provido de ombros mais fortes e tem, por natureza, uma estabilidade mental maior, que lhe permite suportar bem as pressões causadas por essas preocupações. A mulher fica desalentada e deprimida mais facilmente. Deus a fez assim e, por isso, também a poupou da responsabilidade de sustentar a família.

Pr. Luiz Cezar de Souza


O Que o Sexo Significa Para o Homem


Muitas esposas não compreendem o que o sexo realmente significa para o homem, e isso, muitas vezes, leva a uma conclusão errônea, que abafa sua capacidade natural de corresponder às iniciativas dele. O ato conjugal é vitalmente importante para o marido pelo menos por quatro razões: 1. Satisfaz seu instinto sexual - É do conhecimento geral que o macho de todas as espécies de criaturas vivas tem o impulso sexual mais forte, e o homem não é exceção. Isso não quer dizer que a mulher não tenha um forte impulso sexual. O impulso dela é mais esporádico, enquanto que o dele é quase constante. Um homem normal e saudável tem aumento do sêmen num período que vai de 42 a 78 horas, o que produz uma certa pressão que precisa ser liberada. A mulher inteligente não se opõe as necessidades do esposo, mas coopera com ele. 2. Satisfaz seu senso de masculinidade - Um homem sexualmente realizado, logo, logo, obtém autoconfiança em outros aspectos de sua vida. O homem pode suportar bem qualquer tipo de fracasso, tanto na área social ou no trabalho, desde que ele e sua esposa se entendam bem no quarto de dormir mas o sucesso nas outras áreas se torna nulo, se ele fracassa no leito. Por isso o marido sente grande satisfação ao saber que a esposa também aprecia sua companhia e o ato sexual. 3. Aumenta seu amor pela esposa - Como o homem foi dotado por Deus com uma consciência, além de um forte impulso sexual, a satisfação desse impulso aliado ao fato de não ferir essa consciência, aumentará seu amor pela pessoa que possibilita isso. O ato sexual é, sem comparação, o mais satisfatório, mas esse, por sua vez, pode ser realizado na união conjugal, prostituição ou adultério. Somente um desses tipos, porém, é acompanhado de uma consciência limpa - o amor conjugal. 4. Reduz as tensões no lar - Muitos homens não percebem que inúmeras de suas inexplicáveis irritações podem ser creditadas a um impulso sexual não satisfeito. Uma esposa inteligente, porém, se manterá alerta para essa possibilidade. Quando prevalece a harmonia sexual, por alguma razão, o mundo parece melhor, e as dificuldades retomam suas dimensões normais. O Que o Sexo Representa Para a Mulher O marido cristão moderno já está sendo instruído pela Palavra de Deus e pelo seu pastor nos seguintes termos: “Maridos, amai vossas mulheres como também Cristo amou a igreja... Assim também os maridos devem amar suas mulheres.” Ef. 5.25,28. Consideremos três pontos importantes que revelam o que o sexo significa para uma mulher: 1. Satisfaz seu senso de feminilidade - A mulher obtém grande parte de sua auto-estima do marido. Aliás, ainda não encontramos uma só mulher com boa imagem própria, que não apreciasse a si mesma como esposa. 2. Assegura-lhe do amor do marido - O único ponto em que todos os psicólogos concordam entre si é que todas as pessoas possuem a necessidade básica de serem amadas. Se os homens entendessem esta necessidade de suas esposas, passariam menos tempo fora, ou diante do televisor, quando estão em casa, e passariam a apreciar um pouco mais a presença da esposa. 3. Satisfaz seu instinto sexual - Não obstante a mulher não possuir um impulso sexual tão forte e contínuo como o do homem, ela o possui. O instinto sexual na mulher pode ser crescente quando há uma experiência satisfatória na área sexual, por esse motivo precisa de uma válvula de escape, e o amor conjugal é o meio pelo qual Deus determinou que ele fosse expresso.


Segredos para reacender o romance e o fogo do casamento cristão.

Por Suellen Vallini

domingo, 11 de julho de 2010

ONDE MORA DEUS?

Depois que Jesus foi levado para o céu , o apóstolo João recebeu uma visão surpreendente da glória. Ele disse: "Eu vi nenhum templo nela , porque o SENHOR Deus Todo-Poderoso é o seu templo, e ao Cordeiro ... eo Cordeiro é a sua lâmpada "(Apocalipse 21,22-23 ).

Agora que o templo de Deus é a glória eo Senhor sentado à sua direita , onde o Senhor habita na Terra? Como o próprio Deus pergunta: "Que casa que eu construí ? Qual é o lugar do meu repouso? "Nós sabemos que nenhum edifício pode conter Deus. Ele não está na Catedral de São Pedro , no Vaticano, também na Catedral de St. Patrick , em Nova York. E ele não está em nenhuma das grandes catedrais europeias. Não, como afirma Paulo no Areópago de Atenas: "O Deus que fez o mundo e tudo nele é o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas "(Atos 17:24 ). Simplificando , se não buscamos a morada de Deus no mesmo edifício, encontrá-lo.

O Senhor fundou seu quarto, Ele vive e habita no corpo da raça humana que Ele criou . Paulo diz que, agora, o templo de Deus está no corpo humano : " Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós ? "(1 Coríntios 3:16).

Uma vez que nós colocamos a nossa fé em Jesus, nos tornamos um templo, na mesma sala de Deus. Isso foi demonstrado de forma mais visível no Cenáculo . Lá, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos , enchendo-os em si. Ele declarou corpos santificados , tais como o templo de Deus , onde o Pai pode vir e viver. O Espírito iria ajudá-los a morrer e destruir as obras da carne do pecado . E dar-lhes o poder de viver em vitória. Seus corpos passaram a ser o templo de Deus , não uma morada feita por mãos humanas.
Jesus disse: " Se alguém me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos morada com ele "(João 14:23). A residência é uma residência , um lugar para ficar.

Paulo diz: " Portanto, glorifiquem a Deus no vosso corpo e vosso espírito, os quais pertencem a Deus "(1 Coríntios 6:20). Em outras palavras, você pertence a Deus e Ele quer que você seja o seu lugar de descanso. Agora, abra seu coração para a verdade e dar glória a recebê-la.

sábado, 10 de julho de 2010

As Misericórdias de Deus - O Conforto que Deus Supre nas Horas de Angústia e Dor...

Lembra-te da minha aflição e do meu pranto,do absinto e do veneno.

Minha alma,continuamente,os recorda e se abate dentro de mim.Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos,porque as suas misericórdias não têm fim;Renovam-se cada manhã.Grande é a tua fidelidade.A minha porção é o SENHOR,diz a minha alma;portanto,esperarei nele.
Bom é o SENHOR para os que esperam por ele,para a alma que o busca.Bom é aguardar a salvação do SENHOR,e isso,em silêncio.Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.Assente-se solitário e fique em silêncio;porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele;Ponha a boca no pó;talvez ainda haja esperança.Dê a face ao que o fere;farte-se de afronta.O Senhor não rejeitará para sempre;Pois,ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias;Porque não aflige,nem entristece de bom grado os filhos dos homens.Pisar debaixo dos pés a todos os presos da terra,Perverter o direito do homem perante o Altíssimo,Subverter ao homem no seu pleito,não o veria o Senhor?

(Lamentações de Jeremias 3:21-36)

O profeta Jeremias nos deixou um excelente poema falando acerca da misericórdia de Deus em Lamentações de Jeremias capítulo 3.No início do capítulo 3 de Lamentações de Jeremias,o profeta está refletindo sobre a destruição de Jerusalém e o desterro do povo judeu para a Babilônia do rei Nabucodonosor.Pelas palavras dos versos 19 e 20:

Lembra-te da minha aflição e do meu pranto,do absinto e do veneno.
Minha alma,continuamente,os recorda e se abatedentro de mim.

ele nos indica que a dor e a angústia retornavam todas as vezes que ele se lembrava de suas tribulações e suas reflexões eram tão deprimentes quanto suas perspectivas. Talvez como Jó o profeta estivesse pensando em "esquecer" suas aflições:

Se eu disser:eu me esquecerei da minha queixa,deixarei o meu ar triste e ficarei contente ainda assim todas as minhas dores me apavoram,porque bem sei que me não terás por inocente( Jó 9:27-28).

Mas não adiantava. Ele se lembra em todas as ocasiões - "minha alma continuamente os recorda" - verso 20 - da sua "aflição,do pranto,do absinto e do veneno" - ver verso19É com estas palavras que ele se refere,de forma enfática, acerca da sua aflição.Era esta a maneira como ele percebia suas dores e como se sentia ao pensar nelas. Seus pensamentos se transformavam na própria miséria.Jeremias bem sabia que tudo pelo qual ele e o povo de Israel estavam passando era fruto do pecado e é exatamente o pecado que torna o cálice da aflição em um cálice de amargor profundo.Ele se lembrava que os cativos na Babilônia deviam ter bem vívidas em suas mentes as cenas do cerco,do incêndio e da destruição de Jerusalém.E certamente,como o próprio profeta eles deviam estar se lembrando de Sião,pois era impossível esquecer Jerusalém:

Às margens dos rios da Babilônia,nós nos assentávamos e chorávamos,lembrando-nos de Sião.Se eu de ti me esquecer,ó Jerusalém,que se resseque a minha mão direita.Apegue-se-me a língua ao paladar,se me não lembrar de ti,se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria (Salmos 137:1,5-6).

A alma do profeta não estava somente abatida por causa da aflição em que ele se encontrava em profundo amargor - "absinto e veneno" - mas também por causa do pecado.Da mesma maneira nós devemos humilhar nossos corações quando Deus, em Sua providência,permite que sejamos afligidos ou nos aflige por causa dos nossos pecados.Quando temos esta atitude nós podemos nos aperfeiçoar pelas correções do passado e do presente e evitarmos as futuras.A partir do verso 21,entretanto,as nuvens negras começam a se dissipar e começamos a enxergar o céu azul novamente.A queixa do profeta desde o começo do capítulo 3 e até o verso 20 era realmente muito deprimida e deprimente.A tristeza e a melancolia podem fazer o coração arrebentar. O profeta sabe disso e em vez de se entregar completamente à melancolia ele prefere resgatar seu coração,livrando-o da tristeza imensa,trazendo à memória o que me "pode dar esperança" - ver verso 21.As coisas que podem dar esperança ao profeta não são, neste contexto,as coisas antigas e passadas e sim as que ele espera que virão. Muitas vezes nossos corações estão cheios de tristeza e de aflição e nos sentimos perdidos e esquecidos.Mas Deus em Sua graça infinita nos desperta pela leitura da Sua palavra,por uma palavra amiga ou por uma lembrança e nos renova em esperança impedindo-nos de mergulharmos de cabeça no fundo do poço.Vamos juntos ver a que coisas o profeta poderia estar se referindo quando disse:

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança - Lamentações de Jeremias 3:21.

I.Em primeiro lugar o profeta reconhece que mesmo que as coisas estejam ruins,é somente pela graça de Deus que elas não estão piores.E nós sabemos que as situações podem ser sempre piores.Nós somos afligidos pela vara do Senhor,mas é por causa das misericórdias do Senhor que não somos consumidos:


As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos,porque as suas misericórdias não têm fim - Lamentações de Jeremias 3:22.

Quando estamos enfrentando problemas e dificuldades nós devemos,para o encorajamento da nossa fé e esperança,observar quais são os benefícios que tal situação nos traz, além do mal evidente que é mais fácil de perceber. A situação está ruim,mas poderia ser bem pior e com esta possibilidade temos o outro lado de que a situação pode ser melhor.Note as coisas que o profeta nos ensina:

Ele reconhece o fluxo constante das misericórdias do Senhor.Por causa deste fluxo constante nós não somos consumidos.Somos como a sarça ardente,pegando fogo,mas não consumidos.Como igreja,independente das aflições pelas quais temos que passar,temos a certeza que estaremos aqui até o final dos tempos.O apóstolo Paulo resumiu bem esta verdade ao dizer:

Temos,porém, este tesouro em vasos de barro,para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.Em tudo somos atribulados,porém não angustiados;perplexos,porém não desanimados;perseguidos,porém não desamparados;abatidos,porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus,para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo - 2 Coríntios 4:7 - 10.

As misericórdias fluem de uma única fonte:Deus.Note a forma plural "misericórdias" que denota tanto abundância como variedade.Deus é uma fonte inesgotável de misericórdias.É por este motivo que ele é chamado de:Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação - 2 Coríntios 1:3.Todos nós somos devedores à misericórdia de Deus pelo fato de não sermos consumidos.

II.Em segundo lugar o profeta,na sua profunda dor e aflição,ainda pode experimentar a ternura da compaixão divina e a verdade da promessa de Deus.É certo que em outros momentos ele se queixou do fato de Deus não ter demonstrado piedade,como quando disse:

Afastou a paz de minha alma;esqueci-me do bem.Então,disse eu:já pereceu a minha glória,como também a minha esperança no SENHOR - Lamentações de Jeremias 2:17 - 18.


Mas agora ele se corrige e reconhece:

Que as misericórdias do Senhor não falham por causa da fidelidade de Deus.Mesmo em tempos difíceis quando parece que Deus bloqueou Suas misericórdia elas continuam,de fato,fluindo.Os rios das misericórdias de Deus correm cheios e transbordantes e nunca estão secos.Caso o suprimento do dia anterior alcance um nível baixo,o profeta tem certeza de que as misericórdias do Senhor serão completamente renovadas pela manhã.A cada manhã um novo,completo e suficiente suprimento estará disponível.No meio das suas aflições Jó disse que Deus visita os filhos dos homens a cada manhã:

Que é o homem,para que tanto o estimes,e ponhas nele o teu cuidado,e cada manhã o visites,e cada momento o ponhas à prova? - Jó 7:17 - 18.


De maneira semelhante o profeta Sofonias reconhece que Deus traz à luz Seu juízo manhã após manhã:

O SENHOR é justo,no meio dela;ele não comete iniqüidade;manhã após manhã,traz ele o seu juízo à luz;não falha;mas o iníquo não conhece a vergonha - Sofonias 3:5.


Quando as coisas nas quais confiamos nos são tiradas o Senhor permanece constante manhã após manhã.


Que a fidelidade do Senhor é grande.Mesmo quando parece que o Senhor quebrou Sua aliança conosco ela está em plena força.Mesmo que Jerusalém esteja em ruínas,a verdade do Senhor dura para sempre.Não importa que tipo de dores e problemas nós tenhamos que enfrentar,nós não podemos nestes momentos entreter,nem por um segundo, pensamentos errados acerca de Deus e sim manter firme nossa posição de que Ele é compassivo e fiel:

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos,porque as suas misericórdias não têm fim;renovam-se cada manhã.Grande é a tua fidelidade - Lamentações de Jeremias 3:22 - 23.
Tu reduzes o homem ao pó e dizes:Tornai,filhos dos homens - Salmos 90:3.

III.Em terceiro lugar o profeta se lembra que Deus é e sempre será a alegria toda-suficiente do Seu povo.Isto ocorre porque o povo de Deus O tem escolhido e depende - espera - que Deus seja exatamente isto:


A minha porção é o SENHOR,diz a minha alma;portanto,esperarei nele - Lamentações de Jeremias 3:24.

Assim temos que:quando nossa alma diz:"A minha porção é o SENHOR",nós estamos afirmando:

Que quando eu tiver perdido todas as coisas que tenho neste mundo,inclusive minha liberdade,meu sustento e quase a própria vida ainda assim eu não perdi meu interesse em Deus.Porções na terra são todas perecíveis,mas o Senhor é porção por toda a eternidade.Não podemos desprezar o fato de que até mesmo igrejas e pastores são muitas vezes responsáveis por grandes perdas em nossas vidas:

Muitos pastores destruíram a minha vinha e pisaram o meu quinhão;a porção que era o meu prazer,tornaram-na em deserto - Jeremias 12:10.

Mas a nossa porção mesmo nestas horas deve continuar a ser o Senhor,pelo simples fato de que nós mesmos somos a porção do Senhor.

Que enquanto eu tenho interesse em Deus eu tenho tudo o que eu preciso.Quando Deus é minha porção eu tenho aquilo que é suficiente para contrabalançar todas as minhas aflições e compensação por todas as minhas perdas.Deus,como nossa porção,não pode jamais ser tirado de nós.

Que isto é em que eu dependo e descanso satisfeito.Portanto "esperarei nele".Vou me lançar sobre Ele completamente,e vou me encorajar em Deus quando todos os outros apoios que me sustentavam desabarem.Note bem:é nossa obrigação fazer do Senhor a porção das nossas almas e recebê-lo como Consolador no meio das nossas lamentações.


IV.Em quarto lugar o profeta nos lembra que todos aqueles que se relacionam com Deus descobrirão que a confiança depositada nEle não é em vão.Isto se evidencia pelos seguintes fatos:

Deus é bom para os que confiam n'Ele:


Bom é o SENHOR para os que esperam por ele,para a alma que o busca - Lamentações de Jeremias 3:25.

Deus é bom para todos.Suas tenras misericórdias são derramadas sobre toda Sua criação;odas as Suas criaturas podem experimentar da Sua bondade.Mas Deus é bondoso de uma maneira toda especial para aqueles que esperam n'Ele,para a alma que o busca:


Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem - Salmos 118:8.
Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração - Jeremias 29:13.

Todas as vezes que as dificuldades se prolongarem ou que o livramento parecer demorado devemos esperar pacientemente pelo Senhor e Suas misericórdias:

Esperei confiantemente pelo SENHOR;le se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro - Salmo 40:1.


Enquanto aguardamos pelo Senhor em fé,nós precisamos buscá-lo em oração.Nossas almas precisam buscar o Senhor com intensidade.Esta busca,em oração,irá nos ajudar na nossa espera.E Deus tem prometido ser todo gracioso para aqueles que O buscam e O aguardam desta maneira.É a estes que Deus irá revelar sua maravilhosa bondade.

Todos aqueles que esperam no Senhor descobrirão que isto é algo bom:

Bom é aguardar a salvação do SENHOR,e isso,em silêncio - Lamentações de Jeremias 3:26

Aguardar a salvação do Senhor é bom - de fato esta é nossa responsabilidade e será nosso conforto e satisfação indescritíveis.Aguardar a salvação do Senhor em silêncio quer dizer que devemos aguardar pelo Senhor mesmo quando pareça que ele está demorando e que as dificuldades parecem insuperáveis.Enquanto esperamos em tais situações não devemos murmurar nem nos sentir transtornados e sim nos submeter em silêncio aos desígnios divinos.Se nos lembrarmos das palavras do Senhor Jesus quando disse:"seja feita a Tua vontade",nós podemos ter esperança de que tudo irá terminar exatamente como Deus deseja e este final é sempre o melhor para nós.

V.Em quinto lugar Jeremias nos lembra que as aflições são realmente boas para nós e que se as suportarmos da maneira correta elas irão produzir algo de bom para nós. Nós devemos saber que é bom não somente aguardar e esperar pela salvação do Senhor, mas que também é bom estarmos atribulados neste meio tempo:

Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade - Lamentações de Jeremias 3:27.


É bom para o homem suportar jugo na sua mocidade. Muitos dos jovens a quem Jeremias estava se referindo haviam sido levados como cativos para a Babilônia. É para aliviá-los que Jeremias escreve este versículo. Note que Jeremias não culpa os Babilônios. Ele diz que, em última instância, quem está trazendo este jugo sobre aqueles jovens é Deus mesmo. Este jugo é como aquele que é representado pelos mandamentos de Deus. É muito bom que aprendamos desde cedo que temos sérias obrigações para com Deus e não podemos pretender que Deus aceita qualquer coisa. Nunca é cedo demais para começarmos a nos moldar pelo molde de Deus. Sem o jugo que Deus nos impõe a grande maioria de nós seria como touros indomáveis que não se ajustam ao uso da canga e se tornam improdutivos. Jeremias nos diz que em tais situações nós devemos:

Acalmar-nos diante das nossas adversidades e aprender a nos sentar sozinhos e guardar silêncio:


Assente-se solitário e fique em silêncio;porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele - Lamentações de Jeremias 3:28

Em vez de correr de um lado para o outro reclamando da nossa condição e agravando nossa situação e calamidade,questionando os propósitos da providência no que nos diz respeito, devemos nos retirar no dia da adversidade para um local tranqüilo onde possamos sentar sozinhos e mantermos comunhão com o Senhor,silenciando nossos pensamentos de descontentamento e colocarmos nossas mãos sobre nossas bocas, como fez Aarão,que em meio à terrível tribulação pela qual teve que passar,ainda assim guardou sua paz:

Nadabe e Abiú,filhos de Arão,tomaram cada um o seu incensário,e puseram neles fogo, e sobre este,incenso,e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara.Então,saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu;e morreram perante o SENHOR.E falou Moisés a Arão:Isto é o que o SENHOR disse:Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo.Porém Arão se calou - Levítico 10:1 - 3.

Todas as vezes que Deus trouxer um jugo sobre nossos pescoços nós devemos nos submeter de forma paciente.

Quando nos humilhamos diante de Deus e aguardamos pacientemente pelo Senhor,nos humilhando de forma verdadeira:

Ponha a boca no pó;talvez ainda haja esperança - Lamentações de Jeremias 3:29

Muitas vezes será conveniente no humilharmos completamente,encostando nossos próprios rostos no chão,como uma demonstração da nossa submissão à vontade de Deus no meio da aflição,bem como uma demonstração da nossa tristeza,da nossa vergonha e de quanto nós nos abominamos por sermos os pecadores que somos.Precisamos agir com a mesma dignidade de Jó:

Bem sei que tudo podes,e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.Quem é aquele, como disseste,que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade,falei do que não entendia;coisas maravilhosas demais para mim,coisas que eu não conhecia.Escuta-me, pois,havias dito,e eu falarei;eu te perguntarei,e tu me ensinarás.Eu te conhecia só de ouvir,mas agora os meus olhos te vêem.Por isso,me abomino e me arrependo no pó e na cinza - Jó 42:2 - 6.


Quando nos humilhamos desta maneira o profeta nos diz:"talvez ainda haja esperança".

Quando somos mansos e nos submetemos àqueles que são os instrumentos das nossas aflições e mantemos um espírito perdoador:

Dê a face ao que o fere;farte-se de afronta - Lamentações de Jeremias 3:30.

Então nos tornamos verdadeiros filhos de Deus como descritos em Mateus 5:39 - 41:

Eu,porém,vos digo:não resistais ao perverso;mas, a qualquer que te ferir na face direita,volta-lhe também a outra;e,ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.Se alguém te obrigar a andar uma milha,vai com ele duas.

Nosso Senhor Jesus nos deixou um exemplo vivo de como proceder.O profeta Isaías descreveu algumas das coisas pelas quais o Senhor passou quando disse:

Ofereci as costas aos que me feriam e as faces,aos que me arrancavam os cabelos;não escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam - Isaías 50:6.

Aqueles que são capazes de resistir às ofensas e afrontas e que não revidam ultraje com ultraje,nem fazem ameaças quando maltratados,imitando nosso Senhor:

Pois que glória há,se,pecando e sendo esbofeteados por isso,o suportais com paciência? Se,entretanto,quando praticais o bem,sois igualmente afligidos e o suportais com paciência,isto é grato a Deus.Porquanto para isto mesmo fostes chamados,pois que também Cristo sofreu em vosso lugar,deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,o qual não cometeu pecado,nem dolo algum se achou em sua boca;pois ele,quando ultrajado, não revidava com ultraje;quando maltratado,não fazia ameaças,mas entregava-se àquele que julga retamente - 1 Pedro 2:20 - 23.

Todos os que agem desta maneira descobrirão que é benéfico suportar este jugo e que em última instância o mesmo se transformará em uma vantagem espiritual.Como disse o apóstolo Paulo:

E não somente isto,mas também nos gloriamos nas próprias tribulações,sabendo que a tribulação produz perseverança;e a perseverança,experiência;e a experiência, esperança.Ora,a esperança não confunde,porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo,que nos foi outorgado - Romanos 5:3 - 5.

VI.Em sexto lugar o profeta Jeremias reflete acerca do glorioso fato de que Deus irá retornar de forma graciosa ao Seu povo com consolações proporcionais às aflições causadas:

O Senhor não rejeitará para sempre;pois,ainda que entristeça a alguém,usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias - Lamentações de Jeremias 3

É por este motivo que o profeta decide ser penitente e paciente.De fato a compreensão de como Deus é gracioso e misericordioso é o maior incentivo ao arrependimento como proposto nos evangelhos,bem como à paciência cristã.Quando agimos assim nós podemos ter certeza de que:

Apesar de estarmos humilhados nós não perdemos nossa herança,continuamos filhos de Deus.

Apesar de estarmos humilhados não ficaremos para sempre neste estado,pois a controvérsia entre nós e Deus não é eterna.

Seja qual for a tristeza pela qual temos que passar ou estejamos passando a mesma é exatamente o que Deus tem designado para nós e Sua mão pode ser vista no controle de todas as coisas.É Deus quem causa a tristeza e por este motivo nós podemos ter a certeza que a mesma é sábia e graciosamente ordenada.Tal tristeza é sempre por um tempo e tem um propósito específico:

Nisso exultais,embora,no presente,por breve tempo,se necessário,sejais contristados por várias provações,para que,uma vez confirmado o valor da vossa fé,muito mais preciosa do que o ouro perecível,mesmo apurado por fogo,redunde em louvor,glória e honra na revelação de Jesus Cristo;a quem, não havendo visto,amais;no qual,não vendo agora,mas crendo,exultais com alegria indizível e cheia de glória,obtendo o fim da vossa fé:a salvação da vossa alma - ver 1 Pedro 1:6 - 9.

Que Deus tem guardado muitas consolações para aqueles que Ele tenha,por ventura, entristecido.É tolice pensar que quando Deus nos entristece o mundo pode nos consolar.O mesmo que nos entristeceu precisa nos trazer o consolo.Como nos ensina o profeta Oséias temos que nós voltar para Deus,pois foi Ele quem nos feriu e é Ele quem irá nos sarar:

Vinde,e tornemos para o SENHOR,porque ele nos despedaçou e nos sarará;fez a ferida e a ligará - Oséias 6:1.


Quando Deus se volta para lidar graciosamente conosco não O faz baseado em nossos méritos,mas de acordo com Suas misericórdias.Sim,de acordo com Sua multidão de misericórdias.Nós somos tão indignos que somente uma multidão de misericórdias pode realmente resolver nossa pecaminosidade.Todos aqueles que têm este tipo de expectativa não verão as aflições como algo negativo e sim como uma oportunidade de Deus derramar uma multidão de misericórdias!

VII.Em sétimo lugar Jeremias nos lembra que todas as vezes que Deus causa dor e aflição,Ele tem um propósito sábio e santo e,em nenhuma hipótese,Deus se alegra em nos ver aflitos:


Porque não aflige,nem entristece de bom grado os filhos dos homens - Lamentações de Jeremias 3:33.

Deus de fato aflige e traz agravos sobre os filhos dos homens.Todas as aflições que vem sobre nós têm sua origem em Deus.Mas Deus não tem nenhum prazer em nos afligir. Destas duas últimas frases podemos concluir que:

Deus só nos aflige quando nós damos motivos para Ele assim proceder.Deus não dispensa Seus aborrecimentos da mesma maneira que ele dispensa seus favores.Deus não tem prazer em afligir,mas tem prazer em dispensar Seu amor e compaixão porque eles são imensos - ver Lamentações de Jeremias 3:32 acima.Quando Deus manifesta sua bondade Ele o faz porque isto lhe agrada,mas quando Sua receita envolve coisas amargas para nós é porque nós merecemos e precisamos destas coisas.

Deus não tem prazer em nos afligir.Deus não tem prazer na morte dos pecadores ou nas inquietações dos Santos,mas sempre nos aflige com certa relutância.É como se Deus tivesse que se deslocar do seu lugar,o assento de misericórdia - ver Hebreus 4:16 - para nos afligir.Deus não tem nenhum prazer em ver nenhuma de Suas criaturas em estado miserável.E naquelas situações que envolvem Seu próprio povo,Deus sofre juntamente com Seu povo,o Senhor se aflige com as aflições do Seu povo.Deus é movido à compaixão![1]

Deus preserva Sua bondade para com Seu povo mesmo quando o aflige.Como Deus não aflige de bom grado os filhos dos homens,muito mais,então,Seus próprios filhos. Independente de qualquer coisa Deus é bom

Com efeito,Deus é bom para com Israel,para com os de coração limpo - Salmos 73:1.

Os filhos de Deus precisam aprender a ver o amor no coração de Deus mesmo quando estão vendo o rosto irado de Deus e a vara da disciplina em Suas mãos.

VIII.Em oitavo lugar o profeta nos faz lembrar que apesar de Deus usar seres humanos como instrumentos para corrigir Seu próprio povo,Deus está muito longe de se agradar dos excessos que os homens cometem:

Pisar debaixo dos pés a todos os presos da terra,perverter o direito do homem perante o Altíssimo,subverter ao homem no seu pleito,não o veria o Senhor? - Lamentações de Jeremias 3:34 - 36.

Mesmo que Deus use para Seus próprios propósitos a violência de homens perversos e pouco razoáveis ainda assim não podemos concluir que Deus aprova os métodos violentos e opressivos como somos muitas vezes tentados:

Tu és tão puro de olhos,que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que,pois,toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?(Habacuque 1:13).

O profeta Jeremias descreve duas maneiras pelas quais o povo de Deus é injuriado e oprimido pelos inimigos e nos assegura que Deus não aprova nenhuma delas:

Se os homens causam danos ao povo de Deus pelo uso de força física,Deus não aprova este tipo de agressão,pois Deus não pisa debaixo dos pés a todos os presos da terra, pelo contrário,Deus ouve cada lamento e reclamo causado por ações opressoras.Deus não somente não aprova tal opressão,mas a mesma O desagrada profundamente.É uma verdadeira afronta a Deus "pisar em cima" daqueles que já estão prostrados ou agredir aqueles que estão amarrados e não podem se defender.

Por outro lado aqueles que causam o mal sob a bandeira da "justiça e lei" e neste processo de forma pretensiosa "perverterem o direito do homem perante o Altíssimo", de tal maneira que sejam negados ao oprimido seus direitos e plena e verdadeira justiça,e pensam que estão fora do alcance de Deus,e,se estes mesmos homens subverterem a justa causa de qualquer pessoa e impuserem um veredicto injusto ou promoverem um falso juramento que sejam então advertidos que:

Deus está vendo tudo.Todas as coisas estão patentes diante daquele a quem todos nós teremos que prestar conta:


Subverter ao homem no seu pleito,não o veria o Senhor? - Lamentações de Jeremias 3:36.
E não há criatura que não seja manifesta na sua presença;pelo contrário,todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas - Hebreus 4:13.

Tudo está revelado diante de Deus e estes atos mencionados acima são extremamente desagradáveis a Ele.E todos os homens conhecem esta verdade.Portanto,quando agem de maneira tão injusta o fazem com altivez e arrogância contra Deus,o Todo-Poderoso.Os homens preferem ignorar a simples verdade de que Deus está acima de todos os seres por mais poderosos que estes possam ser:

Se vires em alguma província opressão de pobres e o roubo em lugar do direito e da justiça, não te maravilhes de semelhante caso;porque o que está alto tem acima de si outro mais alto que o explora,e sobre estes há ainda outros mais elevados que também exploram - ver Eclesiastes 5:8.

Deus não aprova tais atitudes. Existem implicações bem maiores do que o texto nos informa diretamente.A perversão da justiça ou a subversão do direito de qualquer pessoa são uma grande afronta a Deus.E mesmo que Deus use tais elementos para corrigir Seu próprio povo mais cedo ou mais tarde irá confrontar tais pessoas diretamente.Deus muitas vezes permite que os perversos progridam neste mundo,mas isto não quer dizer,nem por um instante sequer,que Ele está aprovando o que estas pessoas estão fazendo.Deus é bom e não tolera a iniqüidade de nenhuma espécie.

Que as palavras de Deus,através de suas muitas testemunhas,citadas acima,nos sirvam de consolo e fortalecimento seja na hora,da angústia,da tribulação,das dificuldades e até mesmo diante de perseguições.

Ora,nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus,o nosso Pai,que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança,pela graça,consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra - 2 Tessalonicenses 2:16 -17

Que Deus os abençõe!!!

Despertamento...Quem,com certeza,vai vencer?


Vi em Davi seis características de quem está preparado para vencer.A vida proporciona oportunidades de grandes vitórias e realizações,mas a maioria de nós não estamos prontos,aptos,preparados.Está preparado para vencer quem:

1)Fica constrangido quando ninguém mais fica encabulado:Quem é,pois,este incircunciso filisteu,para afrontar os exércitos do Deus vivo?

2)Fala o que ninguém tem coragem de abrir a boca para dizer:Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele;teu servo irá,e pelejará contra este filisteu.

3)Enxerga o que ninguém mais vê:saberá toda esta congregação que o Senhor salva,não com espada,nem com lança;porque do Senhor é a guerra,e ele vos entregará na nossa mão.

4)Ousa onde ninguém cogita em se arriscar:tomou o seu cajado na mão,e escolheu para si cinco seixos do ribeiro,e pô-los no alforge de pastor,que trazia,a saber,no surrão,e lançou mão da sua funda;e foi aproximando-se do filisteu.

5)Crê em Quem ninguém mais deposita a mínima confiança:Tu vens a mim com espada,e com lança,e com escudo;porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos,o Deus dos exércitos de Israel,a quem tens afrontado.

6)Faz o que nem o mais valente homem faria:sucedeu que,levantando-se o filisteu,e indo encontrar-se com Davi,apressou-se Davi,e correu ao combate,a encontrar-se com o filisteu.

Como proceder para ser vencedora(o):

PRIMEIRO você deve conhecer quem você é?

Se você recebeu Jesus então você é filho de Deus,veja o que a Palavra de Deus diz em João 1:12 e Romanos 8:12-17,especialmente nos versos 14 e 16.Ora se tenho a convicção de ser filho de Deus então sou herdeiro de toda vitória de Jesus na cruz.
2Co 5:17.

SEGUNDO guarde seu coração,como?

Vigiando e orando em todo tempo,veja o que a palavra de Deus fala sobre nosso coração:
Mc 7: 20 –23 dele procede tudo;
O coração é o centro do intelecto:Dt 8:5;I Sm 1:12,13;Mc 2:8;Ef 5:19;Rm 10:9);
O coração é o centro da emoções:(EX 4:14;Sl 27;4;Jr 15:16;Mt 11:29;Jo 14:1);
O coração é o centro da vontade humana:(2Cr 6:7;Sl 21:1-3;Lc 24:32;Prov 4:23).

NÃO PERMITA QUE O SEU CORAÇÃO ENDUREÇA,ESTEJA ATENTA(o)

LEIA: Ex 7:3;Hb 3:8-12;Rm 1:24,26,28;2Ts 2:11,12.

O que é coração endurecido?

È a postura indiferente,inflexivel,colérica,insensivel,rebelde e independente que governa o nosso coração.A pessoa de coração endurecido se distancia de Deus,não lhe dá abertura e perde a sensibilidade para as coisas espirituais e também para com os outros.

Se seu coração esta endurecido(pecaminoso) DÊ LUGAR AO ESPÌRITO SANTO,ele te dará um coração REGENERADO – LEIA (Rm 10:9;Sl 119:34,69,112;Mt 22:37-40 Mt 23:13-28;Lc 21:1-4;Ef 5:19,Cl 3:16;Rm 6:23;2Co 5:17;Hb 4:12).

TERCEIRO viva de acordo com a Palavra de Deus,pois ele é viva e eficaz,tome posse das seguintes verdades:

O livro de Efésios tem a receita certa de Deus para nós:

Ef 1 – Somos resgatados e adquiridos de novo,logo pertencemos ao Senhor,pois fomos escolhidos para sermos santos,segundo a sua palavra.
Ef 2 – o preço da vitória está na CRUZ DO CALVÀRIO,pois fomos salvos pela GRAÇA de Deus mediante a FÈ em CRISTO JESUS.
Ef 3 a 5 – Como devemos andar,o que deixar? LEIA.
Ef 6 - devemos usar a armadura de DEUS,quais são elas:

- VERDADE (cingindo-vos da);
- JUSTIÇA (vestindo-se da couraça da );
- PREPARAÇÃO DO EVANGELHO (devemos sempre estarmos calcados do evangelho);
- ESCUDO DA FÉ (embraçando do);
- PALAVRA DE DEUS (ela é o capacete da salvação e a espada do Espirito).

Mantenha puro o seu coração:

CORAÇÃO

“SOBRE TUDO O QU SE DEVE GUARDAR,GUARDA O TEU CORAÇÃO,PORQUE DELE PROCEDEM AS FONTES DA VIDA”. (PROV.4:23)

- Mais do que a nossa família,ministério,amigos,trabalho,bens e outras coisas,mais do que tudo isto,temos que guardar o nosso coração, porque é a partir do que se encontra dentro dele,que o nosso relacionamento com Deus vai ser estabelecido.

- O diabo sabe disto,e procura manchar o coração do homem com mágoas,tristezas, traumas,ressentimentos,amargura e toda a sorte de sentimentos ruins,desde a sua infância.

- Uma criança ferida em seu coração se tornará um adulto com dificuldades de relacionamento com seus semelhantes e principalmente,terá dificuldades de se relacionar com Deus.

- Uma das estratégias malignas para tornar corações impuros tem sido a inversão de valores.Jesus diz em Mat.6:21=> “Onde está o teu tesouro,aí estará também o teu coração”,mas Satanás e o reino das trevas tem trabalhado para gerar tesouros ou valores invertidos no coração do homem tais como:

a)O valor de um homem hoje é medido pela quantidade de dinheiro que ele possui,não pelo seu caráter.O tesouro é o dinheiro.

b)O valor de uma mulher é medido pela forma física do seu corpo,portanto vale tudo para ficar atraente.O tesouro está na satisfação da vaidade.

c)Não importa com quem estamos nos envolvendo sexualmente(casado(a)solteiro(a)) o que importa é satisfazer o desejo sexual de estar com aquela pessoa.O tesouro é o prazer acima de todas as coisas.

- O diabo sabe que o homem é capaz de dar a vida pelo seu tesouro,e por isto,tem distorcido os valores na sociedade.Por conseguência vemos homens,mulheres,jovens e crianças morrerem pelos motivos mais fúteis possíveis,como a anorexia.

- Para vencer todas estas coisas é necessário ter um coração puro e isto é escolha nossa.

- É necessário renunciar todo o tipo de inversão de sentimentos proposto pelo mundo, e renunciar todos os sentimentos ruins que cresceram em nosso coração,por causa de:

- Injustiças familiares=>Problemas com pai,mãe,irmãos,etc.
- Mentiras que inventaram contra nós e por causa delas perdemos algo de valor,como uma amizade.
- Agressão física ou verbal de pessoas do nosso convívio,que nos marcaram.
- Traição de cônjuges,amigos,namorados,pais,irmãos,etc.
- Humilhação sofrida por causa de um erro que cometemos,ou por causa de algo que não fizemos,mas fomos acusados.
- Humilhação sofrida por causa de preconceito:Cor de pele,religião,lugar de origem(nordeste,araguai,etc)classe social,etc.

- Somos atacados todos os dias por Satanás.Ele quer a qualquer custo colocar sentimentos ruins para manchar o nosso coração.Estamos sujeitos a toda a sorte de sentimentos,tanto os bons como os maus.É nossa responsabilidade decidir o que fazer com os sentimentos que surgem quando recebemos uma proposta ilícita como uma cantada,ou um suborno,ou quando somos injustiçados e sofremos algum tipo de agressão.

- O foco do problema não é ter estes sentimentos, mais o foco é o que você vai fazer com eles.

1) Dar vazão e reagir.
2) Guardar e se contaminar.
3)Entregar a Deus e manter seu coração puro.

- Um fator muito importante para manter o coração puro é o perdão.Quatro coisas que Deus diz sobre o perdão.

a)O não perdoar para Deus é imperdoável(Mat.6:14-15)Quando você diz “Eu não perdôo!!!”Deus diz a mesma coisa para você.(Mat7:1,2)

b)O perdão de Deus é incondicional,o seu deve ser também(Luc.17:3-6)

c)O não perdoar vai contra a natureza divina(1ª João1:9) e ir contra a natureza divina significa viver debaixo de influência maligna.

d)Ele pagou um alto preço para nos perdoar e espera que façamos o mesmo(1ªCor.15:3). Ele sofreu humilhação e morreu torturado só para nos perdoar.O nosso perdão custou a vida de Jesus.Se queremos ter um coração perdoador,temos que morrer para nós mesmos.

- É importante saber também que o orgulho faz-nos rejeitar o governo de Deus,e resistir ao que Deus está ordenando na sua palavra é orgulho.

- A incredulidade anula o poder de Deus em nós,portanto é necessário pedir a Deus fé para que possamos resistir as adversidades,pois Satanás se utiliza delas para nos fazer duvidar do caráter e das promessas de Deus,minando assim a nossa fé.

- Não podemos dar lugar ao medo,pois se tivermos medo do nosso inimigo,ele achará vantagem sobre nós.

- E satanás sabe que se o nosso coração estiver impuro,ele alcançará vantagens sobre nós,por isso é necessário um confessar constante dos nossos sentimentos ao Senhor, para que o nosso coração possa ser limpo pelo Espírito Santo todos os dias,e assim nós possamos Ver a Deus,pois está escrito em Mat.5:8=> “Bem aventurados os limpos de coração.Porque verão a Deus”.

Adorando a Deus e Fechando as brechas:


Na Bíblia Sagrada,nossa regra de Fé e conduta,vemos um Deus apaixonado pelos seres humanos(Jo 3:16) e os seres humanos procurando por respostas (Jó,Abraão,Jacó, Zaqueu,etc.).

Esta paixão pelos seres humanos leva Deus a procurar basicamente dois tipos de pessoas:

- As que O adoram em Espírito e em Verdade(Jo 4:23).
- As que fecham as brechas (Is 58:12 / Ez 22:30).

Muitas vezes a sede de conhecer e ser tocado por Deus leva-os de maneira desenfreada a fazer tudo a que são comissionados pelo homem.Em outras vezes,a extrema valorização do trabalho cristão dentro das igrejas(Comunidades locais aonde se congrega)desperta a necessidade de "fazer" em detrimento do "SER".Fazer independentemente de estar em Verdade(Em Cristo) ou não diante de Deus.

Estes fatos ocorrem com essas pessoas porque ainda não estabeleceram uma teologia satisfatória de vida digna da Fé que a Bíblia Sagrada nos outorga. Resultado: Não existe eficácia no trabalho comissionado por Deus.

Não podemos mais ter dicotomias escravizantes reduzindo o serviço cristão ao "fazer".Isto é muito simplório para Deus.

Devemos ser gestores responsáveis pela obra que o Senhor coloca em nossas mãos.Em Verdade e em Novidade de Vida.

Como o Senhor fez com Isaías (Is 6:5 a 7)carecemos ser confrontados para que a brasa venha do Trono de Deus e toque nossos lábios para sermos curados.A Vontade suprema de Deus são ministérios eficazes.

O curados para servir é bem apropriado para o momento em que vive a Igreja brasileira,pois,por mais que neguemos,necessitamos um reavivamento diário, uma cura diária.

Devemos perguntar a cada manhã em que o Senhor quer nos curar para que possamos ser eficazes para o seu Reino.

Sermos curados para O adorarmos em Espírito e em Verdade.

Sermos curados para fecharmos as brechas.
O Senhor abre a ferida e depois cura (Os 6:1)!
Portanto,qual é o grande desafio?

O grande desafio é que no final da caminhada,o cristão tenha a convicção de ter estado em Espírito e em Verdade diante de Deus servindo-O em toda boa obra,somente em boas obras (Cl 1:10 / 2 Tm 2:20 / 2 Tm 3:17 / Tt 1:16)

Obstáculos à oração:


Obstáculos:pelo dicionário Aurélio;“embaraço; empecilho”.Enciclopédia bíblica;“embaraço,dificuldade,barreira”.

Estamos vivendo numa época em que estão colocando obstáculos à oração,vemos muitas igrejas,até então renomadas,fazendo com que a fé daqueles que estão na igreja,seja atribuída em envelopes,rosas,fitinhas,campanha do sal grosso,corredor dos milagres, unção de objetos,primícias,não é um obstáculo? e muitos esquecem que para somente termos bênçãos em nossas vidas,apenas devemos obedecer e orar,ou seja,falarmos com Deus,termos uma vida de oração diante do nosso Deus,já que se buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus,as outras coisas vos serão acrescentadas conforme nossa necessidade,sso é lógico,ão tem outro caminho.

Infelizmente vemos muitos pastores pregando somente teoria da prosperidade,que se deve fazer sacrifício disso,ou daquilo,e se esquecem de ensinar a verdadeira palavra de Deus,aquela que liberta,“e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”,se ela liberta com certeza vai nos dar aquilo que necessitamos para nosso dia-a-dia.E libertar significa:“estar livre;livrar-se da influencia de…”,veja o significado da liberdade,e só conhecer a palavra de Deus,e o mais ele mesmo fará.

Parece que não,mas a teoria da prosperidade é um obstáculo para a oração,aquela oração espontânea,você com Deus,e Deus com seus ouvidos abertos para escutar você, enquanto que se ensina nas igrejas a oração para ter prosperidade,e não uma oração espontânea,aquela que comove o coração de Deus,porque em (Pv 15.29)diz que o senhor atende a oração dos justos,mas uma oração pura,que nasce do seu mais profundo intimo,e sobe como perfume de aroma agradável até os céus.

Lembrando que,nossas orações não têm um modo especifico de se fazer,mas tem que nascer do nosso coração e ir de encontro com Deus,também não tem tipo de posições, como alguns pregam.

Muitas posições de orações são descritas na bíblia,como por exemplo:pode ser feita em pé (Lc 22:41) assentados (At 2:2) deitados (2º reis 20:2) prostados (Mt 26:39).

Mas o que realmente hoje nos torna empecilho de nossas orações então não serem atendidas?De não chegar até o trono de Deus?Porque será que Deus não consegue escutar nossas suplicas?Quero dar alguns exemplos de barreiras que impedem nossa oração chegar até a presença Deus,lemrando que existem muitas barreiras,mas essas são as mais comuns dentro da igreja.

1º Ódio:“paixão que impele a causar mal a alguém;raiva;ira.Aversão à pessoa, atitude,coisa,etc…”

Hoje em dia é o que se mais vê dentro da igreja,pessoas com ódio de tudo e de todos, e ainda querem que Deus responda suas orações.Você pode olhar em sua volta,e vai se surpreender com uma grande gama de pessoas cheias de ódio,tem ódio de seu irmão, irmã,vizinho,colegas de trabalho,família,pais,da igreja,tudo é motivo para ficar com ódio,qualquer coisa ela já quer fazer mal em troca,é uma pessoa irada,que só pensa em causar mal,não tem amor no coração,sempre reclamando da vida,invejosa,etc…,e querem trabalhar na obra,e muitas já trabalham.

Em (1º joão 3:15)nos fala de irmãos que odeia seu irmão,e ainda diz que esse é assassino,e quantos assassinos temos dentro da igreja,quantos estão tentando assassinar seus sonhos,quantos tentam assassinar você,só porque é abençoado mais do que ele,mas saiba que esses não herdarão o reino dos céus,pois é a palavra de Deus quem nos diz.O ódio excita contenda entre irmãos,e aí de você se está causando contendas,pois Deus vai tratar com você certamente,e esse é um dos motivos que você não recebe sua benção,de sua oração não chegar até Deus.Em (Pv 10.12) nos diz que o ódio excita contendas,e contendas não é de Deus,vem do diabo,e quem faz contendas não herdará o reino dos céus,é palavra meu irmão,é a verdade,e a verdade dói,entra no coração e destrói tudo que é do inimigo,e verdade tira todo ódio,joga por terra e traz amor.

Esse é um dos motivos que atrapalham a muitos receber benção, de sua oração ser atendida.

2º Mentira:“engano,fraude,lorota,engano dos sentimentos,afirmar coisa que sabe ser contrária a verdade,tc…”

Esse é um dos erros mais constante dentro da igreja,entiras e mais mentiras.Quantas mentiras são pregadas nos púlpitos,até mesmo pastores que querem ser muito santarrão,irmãos que passam profetadas,vivem uma vida de mentiras,jovens que mentem o tempo todo,pessoas que trabalham a frente da obra,mas em casa vive uma vida de mentiras,sofrendo porque não conseguem mais sair da mentira. Você deve ter visto,e conhece muitas pessoas assim,que mentem direto,e ainda querem estar certos do que falam,querem que você creia neles.Mas saiba que a mentira é do diabo,e os mentirosos não herdarão o reino dos céus,e a palavra quem diz,Jesus mesmo nos afirma que aquele que mente,é filho do diabo,(João 8.44) veja que a palavra é bem forte,sois filhos do diabo,é por isso que muitas orações não chegam até Deus,pois a mentira está em seus lábios todo tempo,todo instante,língua mentirosa.

A mentira mata,veja o que aconteceu a Ananias e safira (At5.1-11)mentiram e morreram.E quantos já estão mortos na igreja,e outros que estão morrendo por causa da mentira,pessoas morrendo por aceitarem as mentiras de seus líderes,vamos acordar povo de Deus, vamos buscar aquele que nos dá vida e vida em abundancia,aquele que é pura verdade,e conhecereis a verdade e ela vos libertará,e muitos ainda,por incrível que pareça,estão dentro da igreja e precisam conhecer essa verdade,verdade esse que pode te libertar do pecado da mentira,e saiba amados,que os mentirosos não herdarão o reino dos céus,ou seja,lá não entram mentirosos (Ap.21.8).

3º Murmuração:“ ato de murmurar,que diz mal do próximo,queixar em voz baixa,falar mal de alguém ou de alguma coisa” também tem o sentido de ROSNAR.

Murmuração,isso não é nem novidade mais dentro da igreja.Misericórdia senhor Jesus, quantos murmuradores,não ajudam em nada,e ainda por cima murmuram quando alguém se dispõe de trabalhar em prol da obra.

Veja que murmurar é queixar de algo,de alguma coisa.Coitado do pastor vai preparar uma celebração especial para a igreja,e lá vêm os murmuradores,“queima eles Jesus, se não queimar pelo menos sapeca senhor”,tudo que vão fazer na igreja,tem murmuradores,vem o pastor abençoado por Deus trazer o recado,e lá tem os murmuradores,o grupo de louvor tira um louvor novo,e lá vêm os murmuradores,o grupo de senhoras vai fazer um trabalho especial,meu Deus,lá estão os murmuradores,e saibam que isso é condenado pela palavra de Deus,(I Cor 10.10)veja que nessa palavra diz que aqueles que murmuram foram mortos pelo senhor,e tome cuidado,pois você pode a qualquer momento morrer,veja em (Nm 16.41-49)o povo murmurou e foi morto,e quantos estão indo pra morte por causa da murmuração,é a palavra quem diz,é uma afronta a Deus, a murmuração provoca Deus,(Nm 14.2-11)veja nessa passagem os fatos reais,o povo de Israel murmuram contra Moisés e Arão,mas veja que isso foi uma afronta tremenda contra Deus,isso provocou uma grande ira no senhor Deus todo poderoso, e interessante que a murmuração ainda por cima traz consigo incredulidade,porque o povo murmuram e não creram nas promessas do senhor,e muitos vivem assim dentro da igreja,além de murmurar,não crêem em nada,não crêem na pregação do pastor,nos conselhos dele,não crêem nos profetas,mas o senhor manda lhe dizer que se estão murmurando contra você,ele vai entrar com providencia,a palavra diz que ele feriu todo o povo com pestilência,e quantos estão com doenças físicas e não conseguem saber de onde,e o pastor amoroso ainda ora por eles de madrugada para Deus curar, intercede pelos murmuradores,e nós vemos muitos murmuradores viverem uma vida depravada,mas não liga não,é Deus trabalhando contra os murmuradores,é a palavra dele se cumprindo, pois ele entrou com providencia.Muitos linguarudos se levantam contra ministérios,mas eu quero lhe dizer se você é um desses,tome cuidado,pois a qualquer momento
Deus vai agir,e ai de você quando Deus entra na batalha,misericórdia,nada para de pé,pois Deus não se agrada da mentira,da murmuração,e quando ele age,é pra por terra tudo e todos que provocam a sua ira.

Como está sua vida diante de Deus?Ele recebe sua oração?Você está sendo atendido em suas petições?Consegue falar com Deus sem ressentimentos?Ajuda realmente na obra com o coração puro?Não deixe nenhum desses obstáculos tirarem à benção que Deus tem pra sua vida,e saiba que falando Deus ele cumpre,prometendo ele o fará,pois ele nunca volta atrás nas suas palavras,e nem é filho de homem pra que minta,e que se arrependa (Nm 23.19).

Existem muitos outros obstáculos contra o oração,como pedir mal (Tg 4.3) pecado(Is59.1-2)negar o perdão(Mc 11.25-26)incredulidade (Tg 1.5-7)etc…

Que Deus possa te abençoar muito através desta palavra,pois como ela falou grandemente na minha vida,vai falar na sua vida também,e que ele possa te dar forças pra você vencer todo mal que se levanta contra sua vida no nome de Jesus,e cuidado com os obstáculos,pois eles impedem você receber bênçãos e ainda afronta ao senhor, e quem afronta Deus sempre acaba mal,com certeza falo disso.

MAGOEI alguém (falei demais)

A questão do falar é tão importante para o domínio geral da vida,que uma pessoa dificilmente chegaria à exaustão sobre suas ponderações pessoais.

Os elementos por ela abrangidos vão bem além da qualidade do que você diz.

Há momentos em que mesmo o melhor dos argumentos não deve ser trazido ao debate,é o melhor é SILENCIAR.

Saber o instante correto para parar de defender verbalmente uma questão é, igualmente,da maior importância e não foram poucas as causas JÁ GANHAS que se perderam pelo EXAGERO do falar.

Pondere sempre antes de abrir seus lábios,veja cada questão sob os seus diferentes ângulos.Faça de suas palavras algo mais raro e,portante,de maior valor.

"Como maçãs de ouro em salvas de prata,assim é a palavra dita a seu tempo" Provérbios 25:11

Hoje leia:Tiago 3:1-12;Mateus 27:11-14

Igreja O que Vestes?

Ora,Josué,trajado de vestes sujas,estava diante do Anjo.Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele:Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse:Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes.Zacarias 3:3-4

Apesar de ser um tema incomum,pergunto a Igreja do Senhor Jesus;o que está igreja esta vestindo?Vestes sujas como a do profeta Josué,que nos conta a passagem de Zacarias ou as veste limpas que Deus restituiu ao Profeta na mesma passagem?

Precisamos a cada dia vestir as vestes novas do Senhor e desejar que Ele faça conosco o que Ele fez com Josué,que Deus rasgue nossas vestes sujas pelo pecado e nos coloque lindas roupas,roupas espirituais lavadas pelo seu sangue e que a gloria de Deus seja manifesta em nossas vidas,e para que o Espírito Santo se manifeste em nossas vidas precisamos nos santificar a cada dia,a cada instante de vida que temos, pois como está escrito em Hebreus 12:14 “Segui a paz com todos e a santificação,sem a qual ninguém verá o Senhor”,para que quando nos perguntarem o que estamos vestindo possamos dizer que estamos vestindo as vestes limpas nos dada por Deus Pai através de Jesus.

Deus nos criou para Ele e por isso precisamos nos voltar para Ele,para que a Glória de Deus seja manifestada em nossa vida e convido aos irmãos que leiam todo o capítulo de Zacarias 3 para crescimento do Reino de Deus

Santidade não é parcial:

O que é santidade pra você?

A Bíblia nos fala que sem santidade ninguém verá a Deus!Já pensou nessa afirmação?É importante caminharmos em santidade,pois ela agrada a Deus.Dia após dia devemos viver em santidade!E isto implica fazer escolhas!

Deus não criou robôs pré-programados para fazer sua vontade!Ele criou seres independentes com o livre arbítrio para que possamos decidir qual caminho queremos seguir.Podemos escolher entre uma vida santa e reta e uma vida de pecados.Contudo, não existe nem existirá meio termo,isto é,ficar em cima do muro(porque a luz não tem comunhão com as trevas).

“...porque que sociedade tem a justiça com a injustiça?E que comunhão tem a luz com as trevas?” 2Coríntios 6 v 14.
Ou vivemos uma vida reta(abandonando o pecado)(vida de rendição total) ou iludimo-nos com as coisas do mundo.Qual será a tua escolha?

Deus deseja que você abandone o pecado e viva uma vida de renúncias!Mais Ele não te obriga a fazer isso!!!Ele quer que você conheça o caminho - que você tome a decisão. Ele quer que você conheça a verdade,pois ela te libertará!A vida do cristão não é fácil como dizem,não é uma vida como um “conto de fadas”,há tribulações,há dificuldades,porém com Jesus tudo é suportável,Deus não nos dá lutas que não possamos vencer,é necessário crescer,é necessário amadurecer!Deixar de ser bebês espirituais!!!Saia do berçário!!!

E quem não toma a sua cruz,e não segue após mim,não é digno de mim.Mateus 10 v 38.

Não é fácil viver assim,porém é agradável aos olhos de Deus que sejamos santos – que alcancemos sabedoria,discernimento – vivendo em obediência em concordância com Sua palavra e a guardando no coração.A santidade não pode ser parcial porque Deus não suporta o pecado,Ele ama o pecador,mais odeia o pecado.Enquanto vivemos aqui na terra,somos de fato pecadores,porque não temos ainda o corpo glorificado!Porém Deus é perfeito e onde Ele vive não há pecado.Embora Deus seja perfeito,Ele entende o que passamos,Ele sabe que nossa natureza é pecadora,Ele não nos trata segundo as nossas iniqüidades.

Não nos tratou segundo os nossos pecados,nem nos retribuiu segundo as nossas iniqüidades.Salmos 103 v 10.

Ele te entende e não te vê como você mesmo se vê.Ele não te trata conforme sua santidade,Ele vê seu coração e sabe suas mais íntimas intenções e desejos.Não há nada que você faça para que Ele te ame mais,e não há nada que você faça para que Ele deixe de amar você!Ele oferece perdão,Ele tem vida pra você.O pecado escraviza, porém a palavra de Deus é a chave que conduz à liberdade,ruma ao caminho da perfeição!

Conhecereis a verdade e a verdade o libertará.(João 8 v 32)

Por isso devemos constantemente meditar na palavra de Deus,analisar – observar – como anda o nosso coração.Temos o dever de constantemente – diariamente – observar que sentimentos temos guardado no coração,que pensamentos têm surgido em nossa mente.Busque a Deus com intensidade,pense nas promessas de Deus,observe a criação de Deus e pare para refletir no amor de Deus,isso o ajudará a guardar a mente dos maus pensamentos e vigiar também.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei;antes medita nele,dia e noite,para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito;porque,então,farás prosperar o teu caminho,e,então prudentemente te conduzirás.(Josué 1 v8).

Se o seu coração e sua mente estiver cheio de Deus,- não haverá lugar para o pecado –porém se houver brecha certamente haverá pensamentos de dúvida,sentimentos malignos,etc.

Falo de pensamentos e sentimentos porque a bíblia é específica quando diz em provérbios 23 v 7.Que como o homem pensa assim ele é.

“Porque como imaginou na sua alma,assim é...” Provérbios 23 v 7.

E ainda diz na bíblia que assim como a água reflete o rosto,o coração reflete quem somos nós.

Portanto para ter santidade ao Senhor,precisamos cuidar de nossas mentes,um excelente manual de como devemos pensas se encontra em filipenses 4 v 8, examinaremos a seguir:

Quanto ao mais,irmãos,tudo o que é verdadeiro,tudo o que é honesto,tudo o que é justo,tudo o que é puro,tudo o que é amável,tudo o que é de boa fama,se há alguma virtude,e se há algum louvor,nisso pensai.

Para vivermos em santidade precisamos estar vigiando o tempo todo,não podemos dormir isto é relaxar!Lembre-se que o diabo adora quando você da brecha como diz em 1 Pedro 5 v 8:

Sede sóbrios;vigiai;porque o diabo,vosso adversário, anda em derredor,bramando como leão,buscando a quem possa tragar.(1 pedro 5 v 8).
Revesti-vos de toda a armadura de Deus,para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.Efésios:6v 11.

Não deis lugar ao diabo.Efésios 4 v 27.

Devemos estar preparados por isso temos que vigiar,porque certamente o inimigo de nossas almas tentará contra nós.Diz em efésios 6 v 18:

Orando,em todo o tempo,com toda oração e súplica no espírito,e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.

Como podemos ver a Bíblia nos orienta a vigiar e orar todo o tempo,ela também nos orienta sobre o que devemos pensar como vimos nos versículos acima.É necessário cuidar de nossa vida espiritual,pois um dia daremos conta de tudo aquilo que fizemos aqui na terra.Cuide do seu caráter,pois ele é eterno,cuide em desenvolver o caráter e a mente de Cristo,não se deixe enganar,não se esqueça de que você está caminhando para a pefeição,você tem um destino a seguir,não está no mundo por acaso,você tem um propósito.Tudo o que for fazer,lembre de pensar se agrada a Deus e faça-o como se estivesse fazendo para Deus.Procure agir com sabedoria,seja prudente,alegre-se diante de Deus,vale a pena!

Que vivamos em santidade,para que alcancemos a vida eterna nos braços de Jesus! Terminarei com um poema que surgiu espontaneamente!

Caminho para a perfeição:

Caminhar...
Caminhar em santidade,
Com o coração íntegro diante de Deus,
Caminhar com sabedoria e discernimento,
Permanecendo firme,cada momento.
Buscar o caminho para a perfeição,
Buscar a cura,o perdão,
Libertar-se da doença do pecado
Caminhar com Jesus lado a lado
Ser no caminho por Deus moldado
Ser transformado,do mundo,resgatado
Das trevas para a luz,seguindo Jesus
Morrendo para o mundo,
Perdendo,sofrendo
Mais conquistando a vida eterna
Seguindo,vencendo
E nada que está no mundo
É maior que a recompensa
De termos um lar eterno
Ao qual muitos desfrutarão
Teremos paz,alegria
Nenhuma preocupação
Por isso sede sóbrios e vigilantes
Para que possais descansar no lar aconchegante
Que Deus preparou para os seus
Dentre eles,você e eu!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Poder do Amor



As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogar. ..... Salomão 8,7

Esta manhã eu estava meditando no poder devocional de amor, que você faz quando você realmente ama, Deus nos amou tanto que tinha o poder, a força, a coragem de mostrar seu amor ao dar seu único filho como resgate por todos nós Seu amor é incomparável, seu amor é eterno, o amor cobre uma multidão de pecados. Seu amor é tão grande que não iria ter uma vida para descrevê-lo, como Jesus nos ama apesar de sermos infiéis, fiel, o amor cura, o amor nos dá a liberdade, o amor nos dá a paz, que pode ser verdadeira e transparente não precisa se esconder, se em algum momento de nossas vidas que temos cometido pecado, fazemo a decisão de vir a Ele. Jesus com sua voz de autoridade e no concurso mesmo tempo, em seguida, confrontando-nos com o nosso pecado, perdoa-nos, leva o mal da nossa vida fechar a ferida e nos dá a semente para semear a graça pela graça que temos recebido. O verso acima diz que as muitas águas não podem apagar o amor e isso é verdade, mas vamos tribulações, angústias, perigos, situações econômicas adversas, mesmo sem pensar que temos ofendido o nosso amado, Ele com todo seu poder e que me ama e você e eu amo com todas as nossas forças, com toda nossa mente, todo o nosso coração vai continuar amando. Porque nós amamos o que é e não aquilo que nos dá, nós o amamos por aquilo que ele fez em nossas vidas e que ele significa para nós, não pelo que Ele nos permite passar, nós estamos aqui nesta vida Ele, Jesus é o pão que desceu do céu, Ele é a salvação eterna Rock, a água que sacia a nossa sede, mas acima de tudo é o nosso eterno amado, Ele é aquele que ama nossa alma, a cada dia eu me sento na Shadow of Desire, a cada dia eu quero experimentar a fruta, porque seu fruto é doce na minha vida, Ele está nos dando a respiração da vida, pelo que existem, nos movemos, pelo perdedor, que é a razão da minha adoração, Ele é para cima e eu não vou me deixar sem fruto, a cada dia eu quero o meu amado Jesus me leva à sala do banquete, que a cada dia a sua bandeira sobre minha vida e minha família e todos os meus entes queridos e de que todos no mundo é o Amor
Mulheres com Visão e Energia permite que o Pai das misericórdias derramadas sobre sua vida através de Jesus Cristo, a Sua graça e amor que abrange também precisava ser derramado pelo Espírito Santo, para que com o mesmo amor que Deus colocou em você as pessoas adoram e que a mesma misericórdia e paciência de Deus teve com você e eu podemos perdoar, paciência e misericórdia para com as pessoas que podem se relacionar, nosso Pai, em nome de Jesus